O Caracol | Verão 2022
8 min leitura

O Caracol | Verão 2022

O Caracol | Verão 2022

Neste último Caracol antes das férias do Verão damos conta dos últimos eventos organizados pela Rede para o Decrescimento e de eventos em que membros da Rede participaram, bem como da agenda dos próximos meses que possa ser do interesse da Rede ou tenha a sua participação. Como habitualmente, deixamos alguns links para leituras (estivais) no fim deste boletim informativo.

Como sempre, a riqueza e a diversidade do Caracol dependem da participação dos membros da Rede. O Caracol reflete assim os “altos e baixos” da intensidade da nossa intervenção, tanto no plano teórico e como no plano prático. Apesar do esforço do Círculo de Comunicação, nunca será um espelho fiel de tudo que acontece em torno do Decrescimento, dentro e fora da Rede. Se achares que alguma coisa falta ou se quiseres participar de uma forma mais ativa nas atividades deste Círculo, junta te a nós no Slack ou manda-nos um e-mail para comunicacao@decrescimento.pt!

Eventos da Rede para o Decrescimento

Ciclo “Crescer até Rebentar?”

No Dia Global do Decrescimento, no dia 4 de junho, decorreu a 6ª sessão do ciclo "Crescer até Rebentar?", desta vez na Biblioteca Palácio Galveias, com a participação das artivistas e performers Cheila Collaço Rodrigues e Sofia Miguel Castro, da parte da manhã, e da investigadora e bióloga marinha Isabel Marín-Beltrán. da ambientalista imperfeita Joana Guerra Tadeu, e da médica e membro da Rede para o Decrescimento Cecília Shinn, que iniciaram a conversa fishbowl, da parte da tarde.


Saímos de lá com uma sensação de grande satisfação e alegria pela qualidade, não só de quem convidámos para os dois momentos do evento, como também de quem veio assistir e participar (em número generoso). Esses dois momentos foram filmados e transmitidos em direto pela PTrevolutionTV e os vídeos estão disponíveis na sua página FB, onde podem ser vistos e revistos, graças ao excelente trabalho da cobertura do Nuno Fazendeiro que ainda teve energia para participar nas partilhas dos dois momentos. Obrigado, Nuno!

Ficam aqui os links para os vídeos, que serão mais tarde editados e colocados no canal YouTube da Rede:

manhã: https://www.facebook.com/ptrevolutiontv.live/videos/1442281126210564 (1h30);

tarde: https://www.facebook.com/ptrevolutiontv.live/videos/5159268857522530 (5min iniciais) https://www.facebook.com/ptrevolutiontv.live/videos/433499674831034 (2h)

Durante  as próximas semanas vamos ainda publicar alguns dos poemas da Chei e os textos partilhados durante a sessão da manhã no site da Rede.


Ainda no mês de maio, no dia 7, decorreu a 5ª Sessão do ciclo na Biblioteca de Alcântara, dedicado ao tema “Territórios, com a participação dos arquitetos Ana Jara (Artéria) e Jorge Farelo (Rede para o Decrescimento), e da arquiteta paisagista  Margarida Cancela d'Abreu, com moderação de Catarina Carvalho (jornalista da Mensagem de Lisboa). Participaram mais de três dezenas de pessoas no debate e no lanche partilhado que se seguiu.

A sessão abordou os Territórios entendidos enquanto amplas manchas de base geográfica humana e física, onde todos os seres vivem e coabitam, em que as questões ambientais, a destruição das espécies, as alterações climáticas, o envenenamento dos oceanos, exigem uma abordagem integrada, abrangente, não reducionista, capaz de encontrar as ligações entre as coisas.

Tinha como objetivo central olhar para as realidades territoriais sob o ponto de vista Decrescentista, e pretendia-se obter contributos que enriquecessem e aprofundassem as problemáticas, os conceitos e os âmbitos nas áreas do Planeamento, do Urbanismo, da Arquitetura, do Paisagismo, e do Ambiente.

Talvez pela enorme dimensão do tema, e apesar das três perguntas orientadoras, a conversa decorreu em roda livre, não foi atingido o desiderato de acolher sensibilidades e contributos, tendo as múltiplas intervenções dos participantes presentes refletido preocupações que alargaram ainda mais os conteúdos.

Visitem o vídeo e façam os vossos comentários


Sessões de Acolhimento

No dia 20 de Maio decorreu a 3ª sessão de acolhimento organizada pelo Círculo de Acolhimento. Recebeu 6 inscrições e acolheu 4 pessoas, integrando uma delas. Estas sessões estão pensadas para que as pessoas interessadas na Rede para o Decescimento tenham um acesso mais direto à Rede. Através da introdução ao historial, à Orgânica Interna e ao funcionamento atual é possível mobilizar sintonias e vontades de ação para operar a transformação necessária à superação da crise atual. A partir daqui torna-se mais fácil passar a membro ativo da Rede.  A próxima sessão está prevista para Setembro.

Mais informações sobre estas sessões  podem ser encontradas no Caracol da Primavera.

Eventos com participação da Rede para o Decrescimento

Regando Territórios

Aceitando o desafio da associação ‘Regador’ (Lisboa, Penha de França) a Rede para o Decrescimento juntou-se ao debate / conversa sobre “A Importância de Hortas Comunitárias no Contexto Urbano”  que teve lugar no passado dia 14 de maio. Participaram ainda o Joaquim, a Cátia e o Arnaldo do projeto de transição ecológica que está a acontecer desde 2018 no bairro da Bela Flor em Campolide (https://belaflorrespira.wixsite.com/agrofloresta), o Tiago da “Upfarming” que visa maximizar o espaço e a produção de alimentos em contextos urbanos utilizando técnicas e tecnologias mais recentes  (https://upfarming.org/pt-pt/), e o Florian Ulm da Horta FCUL que é, desde 2009, um espaço de experimentação de técnicas de permacultura (https://hortafcul.wixsite.com/home e https://ciencias.ulisboa.pt/pt/permalab).

Podem ler os apontamentos e as reflexões do Carlos Soares no site da Rede: https://www.decrescimento.pt/posts/a-importancia-de-hortas-comunitarias-no-contexto-urbano/.

Vamos falar sobre mineração e transição energética

No dia 14 de maio a Rede para o Decrescimento (representada pelo Hans e pela Alexandra) ainda participou num evento sobre mineração e transição energética, coorganizado pela Sciaena (https://www.sciaena.org/pt/), uma ONG que promove a melhoria do ambiente marinho , pelo coletivo GAIA – Grupo de Ação e Intervenção Ambiental (https://www.sciaena.org/pt/), e pela Climáximo  (https://www.climaximo.pt/).  Participaram cerca de 30 pessoas uma troca franca de impressões e informações sobre a luta contra a mineração em Portugal, com particular foco na ameaça da mineração em mar profundo. A Ana Matias da Sciaena alertou para as declarações do Ministro da Economia e do Mar (!), António Costa e Silva, licenciado em Engenharia de Minas e fortemente comprometido com a mineração e os combustíveis fósseis desde os tempos na Partex, empresa que geria as explorações de petróleo e gás da Fundação Calouste Gulbenkian (vendida em 2019). Neste contexto, também vale a pena ler o artigo de opinião do Público (https://www.publico.pt/2022/05/30/azul/opiniao/posicao-governo-portugues-mineracao-mar-profundo-tarda-nao-falhar-2008255).

Durante a roda de conversa, houve oportunidade para salientar que a questão da mineração tem de ser entendida num contexto mais vasto, não sendo possível manter o sistema atual de crescimento infinito sob o manto de transição energética sem proceder à destruição dos ecossistemas que suportam a vida na Terra. A opinião que apenas abordagens inspiradas no Decrescimento poderão permitir inverter o rumo para a catástrofe climática foi corroborada por várias pessoas na assistência.

Por fim, ficou o apelo das organizações, e sobretudo da Sciaena, naturalmente, para participar na Marcha Azul pelo Clima que decorrerá durante a Conferência do Oceanos da ONU  que terá lugar em Lisboa de 27 de junho a 1 de julho de 2022 (ver agenda abaixo e https://salvaroclima.pt/).

AGENDA

Junho

Semana de ações: 27 de junho a 1 de julho

Marcha: 29 de junho | 18:00 | Parque das Nações, Lisboa

Mais em https://salvaroclima.pt/

Campanha de crowdfunding (até 15 de julho de 2022)

O Festival Umundu Lx 2022 precisa de apoio!

Mais em https://ppl.pt/causas/umundulx

Julho

1 e 2 Julho

A Rede para o Decrescimento é parceira da MANIFesta desde 2020. Durante a pandemia decorreu em modo virtual através de webinários que abordaram os temas emergentes da MANIFesta sob o lema “Construir Comunidades Justas e Sustentáveis” nas quatro dimensões que representam os seus eixos principais: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia (https://www.animar-dl.pt/iniciativas-animar/manifesta/manifesta-2020/manifesta-digital/).

A Rede para o Decrescimento quer fazer parte deste debate e vai estar presente nesses dois dias em diversos eventos. Participa também!

Mais informações e inscrições em

https://www.animar-dl.pt/iniciativas-animar/manifesta/manifesta-2020/manifesta-covilha/

Setembro

Data a anunciar

Outubro

8 e 9 de Outubro

Tapada da Tojeira, Vila Velha de Ródão

Organização: Circulo Encontro Nacional (Alcides Barbosa e Graça Passos)

Publicações recentes no site da Rede

Eventos e publicações de interesse para a comunidade decrescentista

Gostou do artigo? Considere subscrever