1 min leitura

Sobre Nós

A Rede para o Decrescimento, é um coletivo aberto, colaborativo, horizontal, apartidário e sem forma jurídica. Lançado em 2018, quer ligar todos os que se interessam, estudam, praticam ou defendem as propostas do decrescimento. Até meados de 2020, as atividades da Rede foram dinamizadas por dois núcleos, um em Lisboa e outro no Porto. A nossa atual estrutura e modo de funcionamento estão delineados num modelo de Orgânica Interna aprovado em Janeiro de 2021, que se pretende dinâmico e vivo, em permanente experimentação e evolução.

As pessoas que constituem os nós da Rede mantêm-se ligadas através de ações conjuntas e continuadas, de aprendizagem individual e coletiva, e de reforço mútuo, que se concretizam através de Núcleos Locais (que desenvolvem dinâmicas ancoradas no território) e de Círculos (grupos de trabalho temáticos ou com funções específicas - p.ex. gestão interna ou comunicação).

A acção da Rede tem como finalidades principais: fortalecer a capacidade de ação transformadora a nível pessoal e coletivo (num âmbito local, regional, nacional ou mundial); Intervir social e politicamente, com tomadas de posição públicas; disseminar as ideias, os valores e as propostas decrescentistas; criar espaços de reflexão e de ação, fortalecendo as relações interpessoais e o espírito de comunidade; desenvolver redes de entreajuda e de colaboração com movimentos afins (nacionais e/ou internacionais).

Se ainda não está familiarizado com o conceito do decrescimento, pode começar por clicar aqui. Neste site disponibilizamos uma atualização tanto quanto possível seletiva e regular da informação relativa ao decrescimento em Portugal e no mundo, textos de análise e reflexão dos seus membros e outros autores, assim como uma agenda das iniciativas da Rede e de movimentos afins.

Bem-vind@s a um futuro possível e diferente!

Manifesto

A Rede nos media
Eventos e Iniciativas realizados
Comunicados da Rede

Contacto: geral@decrescimento.pt

Núcleo de Lisboa

Contacto: nucleo.lisboa@decrescimento.pt

Núcleo de Santarém

Contacto: nucleo.santarem@decrescimento.pt

Open Collective

https://opencollective.com/embed/decrescimento-pt/donate