O Caracol | Primavera 2022
6 min leitura

O Caracol | Primavera 2022

O Caracol | Primavera 2022

Destaques

Neste primeiro Caracol de 2022 damos conta das actividades da Rede que decorreram desde o início do ano. Destacamos, entre as que foram realizadas internamente, uma sessão de Acolhimento (28 Jan), uma Reunião Geral (29 Jan), e uma Reunião Periódica de Coordenação (9 Abr). O cartão de visita da Rede neste ano de 2022 está a ser o ciclo “Crescer até Rebentar?”, que já contou com quatro sessões: duas na Biblioteca de Alcântara e as outras duas na Biblioteca de Marvila. A próxima será no dia 7 de Maio, novamente em Alcântara, e a 6ª coincidirá com o Dia Global do Decrescimento (4 Jun) e decorrerá na Biblioteca das Galveias. Leiam tudo nesta edição primaveril do Caracol.

Actividades da Rede

- Acolhimento

Como funciona a Rede? Como surgiu? Como posso fazer parte? Para dar as boas vindas aos interessados e responder a estas, e outras, questões formou-se o Círculo de Acolhimento (Carlos Soares, Graça Passos, Pascale Millecamps) que recebe todos os interessados em integrar a Rede a partir de um encontro periódico denominado ‘Sessão de Acolhimento’. Este é o primeiro contacto com a estrutura da Rede e o primeiro momento de escuta partilhada. A sua dinâmica determina as cumplicidades futuras e abre espaço para a sintonização das acções necessárias à concretização de uma sociedade decrescentista. Fala-se do historial da Rede, da Orgânica Internae do funcionamento actual. Este ano, a primeira sessão de acolhimento realizou-se no dia 28 de Janeiro, com oito interessados. Quatro deles aderiram já à plataforma ‘slack’, que nos mantém ligados e onde o trabalho regular dos Núcleos Locais e Círculos vai sendo burilado. Provenientes, sobretudo, da grande Lisboa, mas também de Évora, de Sesimbra, de Vila Velha de Ródão e até de São Paulo, no Brasil, o retorno que nos deixaram foi de satisfação e de uma alegria imensa por encontrarem pessoas igualmente inquietas e com vontade de questionar o sistema vigente e de colaborar para as mudanças necessárias. A próxima Sessão de Acolhimento, online, realiza-se no dia 20 de Maio às 21 horas. As inscrições estão abertas até 15 de Maio neste link. Estamos à vossa espera!

- Ciclo “Crescer até Rebentar?”

Decorreram já quatro sessões deste ciclo que a Rede está a organizar em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa. A 1ª (15 Jan) teve como tema “Crescimento como sistema é um problema” e contou com a participação do Giacomo d’Alisa e do Luís Varatojo e a moderação da Marta Brazão. O vídeo da sessão pode ser visionado neste link (1h50). A 2ª sessão (5 Fev) dedicada ao tema “Sistema alimentar” consistiu numa mesa redonda, que contou com a presença do Alfredo Sendim, da Ana Matias, da Mariana Reboleira e da Marta Cortegano e a moderação da Inês Costa Pereira, para além duma oficina para crianças dinamizada pela Horta do Mundo Permacultura. O vídeo da mesa redonda pode ser visionado neste link (2h17). A 3ª sessão (5 Mar) teve por tema a “Crise ecológica” e contou com a participação da Anabela Carvalho, da Cheila Collaço Rodrigues, do Henrique Frazão e do Paulo Magalhães, e teve a moderação da Ana Poças - vídeo neste link (2h06). A 4ª sessão (4 Abr) teve como mote “Economia para os limites planetários” e contou com as intervenções da Mariana Morena, do Manuel Laranja e da Susana Fonseca, e com a moderação da Vera Moutinho - vídeo neste link (2h16).

- Outras actividades

Decorreram três Conversas Decrescentistas, promovidas pelo Alcides Barbosa, com os temas Limites (11 Jan), Comida (8 Fev) e Extrativismo (7 Mar), em diálogo com as sessões do ciclo “Crescer até Rebentar?”. Teve lugar uma Reunião Geral da Rede (29 Jan) e uma Reunião Periódica de Coordenação (9 Abr). No dia 11 de Março alguns membros do Núcleo de Lisboa foram entrevistados por uma jornalista da Mensagem de Lisboa (Ana da Cunha) para um artigo a ser publicado no site deste jornal digital. Decorreu no final de Março em Vila Velha de Ródão (Tapada da Tojeira) um Encontro desacelerado promovido pelo Círculo dedicado ao Encontro Nacional da Rede que terá lugar ainda este ano em datas a anunciar.

- Publicações recentes no site: Dois artigos da autoria do Hans Eickhoff (aqui e aqui) e um do Guilherme Serôdio (aqui).

Colaboração ou participação da Rede em iniciativas de/com outros coletivos

- A 12 de fevereiro, a Rede co-organizou (junto com a Climáximo, PATAV, Sciaena, Copérnico, Habita, Greve Climática Estudantil, Zero, entre outros coletivos) o 7° Encontro Nacional pela Justiça Climática, que contou com mais de 160 participantes e duas dezenas de coletivos e organizações, numa série de sessões públicas e no visionamento de filmes, sob o lema "O nosso tempo é agora". A sessão "Descolonização e Justiça Climática" contou, entre os oradores, com a presença da Rede para o Decrescimento na pessoa da Morena Hanbury Lemos (investigadora em ecologia política na Universidade Autónoma de Barcelona) num debate muito envolvente, profícuo e provocador o suficiente com Joseph da SOS Racismo e com a plateia.

- Webinário da MANIFesta 2022 (5 de abril): “Comunidades Justas e Sustentáveis têm Igualdade” (com participação de Hans Eickhoff como relator do grupo de trabalho sobre ecologia).

Próximas actividades

Rede:

- Ciclo “Crescer até Rebentar?”: 7 de Maio, Territórios, Biblioteca de Alcântara – mais detalhes aqui; 4 de Junho, Dia Global do Decrescimento, Biblioteca de Galveias.

- Sessão de Acolhimento: 20 de Maio (online; detalhes acima)

Outras:

No próximo dia 14 de Maio pelas 16h30 a associação O Regador, a Renovar a Mouraria e a Junta de Freguesia de Penha de França estão a organizar uma conversa/debate com o tema "A Importância das Hortas Comunitárias em Contexto Urbano”. A conversa terá lugar na Horta Alto da Eira.

Nacionais:

MANIFesta 2022 - 1 a 2 de Julho - A Rede para o Decrescimento é parceiro da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local na realização da MANIFesta, uma espaço aberto às organizações da sociedade civil, onde decorrem debates, seminários e tertúlias que integram o espaço Assembleia, a Feira de produtos, atividades e mostra de projetos e iniciativas, e a Festa, conjunto de atividades culturais e de animação (concertos, teatro, exposições, cinema documental, atividades com crianças e muitas outras).

A MANIFesta realiza-se de dois em dois anos mas a edição de 2020 decorreu inteiramente em modo online, devido à pandemia, tendo a Rede sido representada inicialmente pelo Álvaro e, ultimamente, pelo Hans. Este ano vai haver um evento presencial, nos dias 1 e 2 de julho, na Covilhã. Fomos desafiados para apresentarmos iniciativas ligadas ao Decrescimento e que se enquadram nos 4 eixos temáticos da MANIFesta: Democracia, Ecologia, Igualdade, e Território. Uma das organizadoras locais é a Graça Rojão, também membro da Rede para o Decrescimento. Já se propôs organizar um pequeno workshopa apresentar o Decrescimento utilizando o documentário "Fairytales of Growth". Mas outras ideias são bem-vindas, estando a pensar particularmente em decrescentistas com proximidade geográfica. Será uma excelente oportunidade para divulgarmos propostas decrescentistas a um público ainda não muito familiarizado com o assunto!

Internacionais

17 de Maio - Webinar ‘Women in Systems Thinking’ speaker series w/ Nora Bateson (Academy of Systems Thinking).

10 de Junho - Seminar “Limits to Growth +50: Can economies keep growing indefinitely on a finite planet?” (Litteraturhuset, Oslo): On the 50th anniversary of the publication of Limits to Growth, co-author of the iconic report, Jørgen Randers joins an expert panel to discuss its implications in the face of accelerating climate crises.

Publicações de interesse para a comunidade decrescentista

- Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC – Grupo de Trabalho II (Fev 2022): https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorios/sexto-relatorio-de-avaliacao-do-ipcc-mudanca-climatica-2022 Artigos de opinião: https://timotheeparrique.com/degrowth-in-the-ipcc-ar6-wgii/(destaca o facto da palavra decrescimento ser usada pela 1ª vez pelo IPCC e surgir várias vezes no relatório); https://countercurrents.org/2022/03/climate-breakdown-2/“The assessment report is the sixth since the IPCC was first convened by the UN in 1988, and may be the last to be published while there is still some chance of avoiding the worst.” Grupo de Trabalho III (Abr 2022): https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorios/mudanca-climatica-2022-mitigacao-da-mudanca-climatica-contribuicao-do-grupo-deArtigo sobre esta 3ª parte do relatório: https://www.publico.pt/2022/04/04/ciencia/noticia/reducao-imediata-emissoes-sera-impossivel-limitar-subida-temperatura-15c-2001320

- "The limits to growth at 50 – from scenarios to unfolding reality", Richard Heinberg: https://www.resilience.org/stories/2022-02-24/the-limits-to-growth-at-50-from-scenarios-to-unfolding-reality/

- Artigo dedicado ao tema do sobre-consumo de recursos por países (Hickel et al. 2022): https://www.thelancet.com/journals/lanplh/article/PIIS2542-5196(22)00044-4/fulltext#%20

- “La rebelion de la ciência”, Fernando Valladares: https://theconversation.com/la-rebelion-de-la-ciencia-180551Artigo sobre a iniciativa ‘Scientist Rebellion’ que decorreu em diversos países (2-9 Abr): https://scientistrebellion.com/ES: https://www.rebelioncientifica.es/Manifesto (em Galego): https://www.rebelioncientifica.es/2022/04/manifesto-en-galego.html

- Artigo sobre um Tratado Global para o uso e redução do plástico, de Susana Ribeira: https://www.facebook.com/100000326138235/posts/5096417720379049/?app=fbl

Gostou do artigo? Considere subscrever