Data: 5 Fevereiro | 15:00-17:00h
A segunda sessão do ciclo “Crescer até Rebentar?”(*), organizado pela Rede para o Decrescimento em parceria com a Biblioteca de Alcântara e a Rede BLX, terá como tema genérico o Sistema Alimentar e consistirá de duas actividades simultâneas: uma mesa redonda e uma oficina para crianças.
A produção de alimentos foi um dos parâmetros analisados no livro “Os Limites ao Crescimento”(*) devido aos seus reconhecidos impactos ambientais, económicos e sociais, tendo os seus autores alertado para a necessidade de mudar a forma como nos alimentamos para evitar um provável colapso societal. 50 anos depois, as suas previsões têm vindo a ser comprovadas pelos factos e a hipótese de colapso é cada vez mais real. Como podemos agir e quais serão os caminhos possíveis?
Para tentar dar respostas e deixar pistas para as questões com que nos deparamos convidámos para a mesa redonda Alfredo Sendim da Herdade do Freixo do Meio, Ana Matias da Sciaena, Mariana Reboleira da Rizoma Cooperativa Integral e Marta Cortegano da Associação Terra Sintrópica, dadas as suas experiências em diferentes áreas do sistema alimentar. A conversa terá a moderação de Inês Costa Pereira da Caravana Agroecológica e haverá lugar para questões da audiência (presencial e ‘online’).
Poderão acompanhar a sessão presencialmente (Biblioteca de Alcântara: Rua José Dias Coelho 27-29, 1300-327 Lisboa) ou ‘online’ via Zoom - solicitar 'link' através do email: nucleo.lisboa@decrescimento.pt. A entrada na Biblioteca será limitada à lotação do espaço e respeitará as restrições de acesso derivadas da pandemia (apresentação de certificado ou teste negativo). Pede-se a quem quiser estar presente que chegue com 15 a 20 minutos de antecedência para que a sessão se inicie à hora prevista. A sessão terá uma duração estimada de 2 horas.
Nesta sessão do ciclo “Crescer até Rebentar?” irá ainda decorrer, em simultâneo com a mesa redonda, a oficina “Crescer com a Horta”, uma atividade para crianças dos 6 aos 12 anos, dinamizada pela Horta do Mundo Permacultura. Encorajamos os pais que quiserem assistir à mesa redonda que tragam os seus filhos que poderão participar na oficina.
Apareçam e/ou divulguem pelos vossos colectivos.