Data: 12 Março | 15:00-17:00h
Na 3ª sessão do ciclo “Crescer até Rebentar?”, organizado pela Rede para o Decrescimento em parceria com a Rede BLX Bibliotecas de Lisboa, vamos conversar com Anabela Carvalho (Univ. Minho), Cheila Collaço Rodrigues (ativista), Henrique Frazão (ativista) e Paulo Magalhães (Common House of Humanity) sobre diferentes aspectos dos impactos ecológicos do atual sistema socioeconómico, com moderação de Ana Poças da Rede para o Decrescimento. Presencialmente na Biblioteca de Marvila (Rua António Gedeão, 1950 – 347 Lisboa) e 'online' via Zoom, pelas 15h. A seguir à sessão será servido um pequeno lanche preparado por Barbara Arita da Cooperativa Rizoma.
Perante todas as dimensões da crise ecológica, o sistema socioeconómico vigente tem-se vindo a mostrar incapaz de corrigir uma marcha aparentemente irreversível em direção ao colapso, e a lógica intrínseca do capitalismo industrial globalizado acaba por se revelar incompatível com a vida humana dentro dos limites planetários. Afinal, já estaremos irremediavelmente para além dos Limites ao Crescimento e o colapso tornar-se-á inevitável? Ou ainda haverá algo a fazer para travar este destino e criar comunidades solidárias e conviviais que sejam capazes de se adaptarem às condições do Antropoceno, renunciando ao delírio das desastrosas práticas atuais, restaurando os ecossistemas, e redescobrindo formas de viver que não assentam nas supostas benesses do modernismo tecnológico?
Informação adicional sobre o Ciclo e o livro “Os Limites ao Crescimento” em: https://www.decrescimento.pt/posts/crescer-ate-rebentar-50-anos-dos-limites-ao-crescimento/