O Caracol | Maio 2021
4 min leitura

O Caracol | Maio 2021

O Caracol | Maio 2021

Car@s companheir@s decrescentistas,

Bem-vindos ao Caracol, o nome com que batizámos o nosso boletim informativo e que continuará a reunir temas de interesse para a comunidade decrescentista.

Porque é urgente redescobrir e partilhar a sabedoria do caracol. Ele mostra-nos não só a importância da lentidão, mas também nos traz um importante ensinamento sobre crescer.

Nesta edição destacamos as celebrações do Dia Global do Decrescimento e a publicação do primeiro Manifesto da Rede (ver secção Notícias da Rede).

Dia Global do Decrescimento - Uma vida boa para tod@s!

Como anunciámos na edição de abril, a 5 de junho celebra-se o Dia Global do Decrescimento.

O tema deste ano é o Cuidado, realçando o que as feministas há muito argumentam: o trabalho de cuidado como base da nossa economia e sociedade. Este trabalho não é apenas doméstico ou prestado através do mercado ou do Estado, mas é também comunitário e ecológico. O trabalho de cuidado é essencial para o bem-estar das pessoas e dos ecossistemas em todas as sociedades. Reconhecê-lo significa aceitar e honrar a nossa dependência de redes de relacionamento com @s outr@s, próxim@s e distantes, e com os ecossistemas. Para transformar a sociedade, o cuidado com as pessoas e o ambiente deve estar no centro da visão política do decrescimento.

O Dia Global do Decrescimento será assinalado em diferentes países, através de eventos locais, com o objetivo de divulgar o Decrescimento e as propostas decrescentistas.

Por cá, há membros da Rede a promover várias iniciativas, para as quais estão desde já convidad@s.

Notícias da Rede

Recordamos que a nova versão do site está online: https://decrescimento.pt/ e renovamos o convite à submissão de artigos sobre temas decrescentistas para publicação no site e que devem ser enviados para o email: comunicacao@decrescimento.pt

No último mês foi ainda publicado o primeiro Manifesto da Rede que resultou do trabalho de um Círculo dedicado. Trata-se de um documento aberto que será revisto periodicamente e que pretende enquadrar e orientar as ações da Rede.

Atividades Internas da Rede

O mês de maio arrancou com a 1ª Reunião Geral da Rede (reunião trimestral, aberta a todos os membros). Aproveitamos para deixar aqui o pdf da colheita de uma dinâmica de auto-reflexão que fazia parte da agenda da reunião.

Partilhamos também convosco o resumo da análise de dados do Inquérito de Acolhimento da Rede para o Decrescimento. Elaborado por um Círculo criado para o efeito, o inquérito foi lançado em 2020 e tem como objectivo dar a conhecer a diversidade e a riqueza, bem como os interesses e as competências d@s que já se encontram ligados à Rede e d@s que dela pretendem vir a fazer parte. Continua ativo e disponível para tod@s.

As Conversas Decrescentistas continuam bem e recomendam-se.
A última decorreu no passado dia 4 de maio sobre Trabalho e Decrescimento.

Quem tiver interesse em explorar mais este tema, pode consultar os seguintes recursos:

Depois do Fim do Trabalho
Compartilhar o Trabalho
Degrowth and British Labour Party
The Labor(s) of Degrowth
Tao Te King (Conhecimento, Desejo, Trabalho)

“Rural: nostalgia ou resistência?” é o tema da próxima Conversa Decrescentista, agendada para o dia 1 de junho, às 21h00. Para participar bastará entrar aqui à hora marcada. Se é a primeira vez que vão participar, vale a pena ler como tudo funciona.


O NL de Lisboa organizou um encontro presencial no dia 8 de maio. Uma caminhada do Parque Florestal de Monsanto até à praia de Algés. Podem consultar no nosso site um testemunho desse evento experiencial organizado pela Inês Cosme e pelo Rui Cosme.

As atividades internas da Rede para o Decrescimento são divulgadas na plataforma Slack – o acesso a esta plataforma de trabalho é atribuído em função de pedido d@s interessad@s, após participação numa sessão de Acolhimento ou em reunião de Círculo (C) ou Núcleo Local (NL).

Neste momento e para além dos círculos nucleares de Gestão Interna (CGes) e Comunicação (CCom) que reúnem semanalmente, estão ou estiveram activos os Círculos de Acolhimento, Manual do Decrescentista, Inquérito, Conversas Decrescentistas.

Outras Iniciativas

Álvaro Fonseca (membro da Rede) participou como orador convidado no ciclo de conferências Transformation 2021 organizadas pelo ULab-ISEG (12 Maio). Podem aceder ao pdf da apresentação e ao link para ficheiro da sessão zoom.

Cartas abertas, petições e comunicados de outros coletivos apoiados ou subscritos pela Rede

·   Carta aberta pelo ‘Direito ao Lugar’ (várias organizações)
·   Carta aberta contra a ‘Expansão do Aeroporto Lisboa’ (Morar em Lisboa). Podem também assinar individualmente a petição.
·   Petição: Alterar o artigo 250º do Código do Processo Penal (Coletivo XIS)


Próximos eventos

Eventos da Rede

01 junho | 21h00 | Online
Conversas Decrescentistas: “Rural: nostalgia ou resistência?”
Mais informações através deste link.

04-06 junho | vários horários e locais
Diversas iniciativas locais no âmbito do Dia Global do Decrescimento.
Informações mais detalhadas aqui.

12 junho | 21h00 | Online
Reunião Periódica de Coordenação | mais detalhes a divulgar brevemente

18 junho | 21h00 | Online
2ª sessão de acolhimento | mais detalhes a divulgar brevemente

Eventos de eventual interesse para a comunidade decrescentista
Nacionais

22 maio | 16h00 | Aeroporto – Rotunda do Relógio
Em Chamas: Ação de desobediência civil em massa
Climáximo

27 maio | 14h30 | online
O Admirável Mundo Novo da Edição Genética | Mesa redonda sobre a hegemonia da biotecnologia
Plataforma Transgénicos Fora e ICS

29 maio | 9h00-17h00 | online
Que futuro para a região do Barroso
Seminário organizado pela Associação Povo e Natureza do Barroso em colaboração com o CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Destaque para o tema "Barroso depois do fim do mundo", pelas 16h20, com Alcides Barbosa em representação da Rede para o Decrescimento.

Internacionais

24-28 agosto | The Hague, Holanda
8th International Degrowth Conference
Caring Communities for Radical Change


Todos os contributos para O Caracol são bem-vindos. Escrevam-nos as vossas sugestões e enviem para comunicacao@decrescimento.pt

Saudações decrescentistas e até breve.
Pelo Círculo de Comunicação - CCom

Gostou do artigo? Considere subscrever