O Caracol | Dezembro 2021
5 min leitura

O Caracol | Dezembro 2021

O Caracol | Dezembro 2021

Car@s companheir@s decrescentistas,

Aqui está o último Caracol deste ano. Como é habitual, divulgamos as actividades passadas e futuras da Rede. Destacamos para já duas novidades. A nova equipa do Círculo de Gestão Interna (CGes) para os próximos 9 meses foi anunciada na RPC do dia 20 de Novembro, da qual damos conta mais abaixo. A outra novidade para o início de 2022 será o arranque, no dia 15 de Janeiro, do ciclo mensal de eventos “Crescer até rebentar?” que a Rede está a organizar em parceria com a Biblioteca de Alcântara, para assinalar os 50 anos da publicação do livro ‘The Limits to Growth’. E haverá mais actividades da Rede em Janeiro. Leiam tudo, vagarosamente, já a seguir.

Actividades da Rede

Reunião Periódica de Coordenação (RPC): 20 de Novembro

Teve lugar uma RPC aberta da Rede com intuito principal de sortear a nova equipa do Círculo de gestão interna (CGes). A nova equipa é composta por Sofia Paredes, Ângela Lacerda Nobre e Paulo Mendonça. Foram abordados outros assuntos, como o formato das RPC’s, uma retrospectiva do trabalho da anterior gestão interna, a plataforma usada para a gestão de fundos da Rede (Open Collective), o ciclo de eventos dos 50 anos do “The Limits to Growth” a ter lugar em 2022.

Foi manifestado um voto de agradecimento à equipa cessante do CGes (Ana Poças, Luís Camacho e Graça Passos), que entretanto já reuniu com a nova equipa para passar o testemunho e continuará a dar apoio nos próximos três meses.

Conversa Decrescentista – Desejo: 7 de Dezembro

A conversa, que inicialmente abordaria o tema “Publicidade”, foi expandida para “Consumo” e, daí, para “Desejo”, com o intuito de abordar o mecanismo subjetivo de que se utiliza o marketing, mas que é uma questão milenar, tratada por Buda, Epicuro e Freud. Assim, pretendemos levar a conversa para lá da crítica ao "sistema" e à abordagem simplista de fabricar um inimigo. Além das menções a esses pensadores, foram trazidas à conversa a neurocientista Amishi Jha e a psiquiatra Anna Lembke. Com essa visão mais alargada da questão, propusemo-nos pensar novas maneiras de tratar publicamente de conceitos decrescentistas, como frugalidade e suficiência.

Novos artigos no site

Participação da Rede em iniciativas de outros coletivos:

11 Nov: Última sessão do ciclo de workshops ‘Economia do Bem-Estar em Portugal’ promovido pela ZERO. Participaram pela Rede nas diferentes sessões (7 Out/22 Out/28 Out/11 Nov) o Carlos Soares, a Ana Poças e o Álvaro Fonseca. Está a ser elaborado um apanhado das sessões, que contamos divulgar oportunamente. Existe a intenção de continuar e alargar o processo de reflexão e construção já iniciado.

22 Nov: Publicação do vídeo com propostas decrescentistas para a iniciativa ‘Isto não é uma brincadeira’ da produtora teatral Formiga Atómica, dirigida a crianças e jovens: https://youtu.be/X7bateyRWOY. Playlist completa: nesta ligação.

12 Dez: Participação no workshop/jogo sobre a Moeda Livre G1, que teve lugar no Centro Comunitário de Linda-a-Velha. Uma ferramenta alternativa a ter em conta para sair do sistema monetário vigente, dependente da banca convencional e baseado na criação de dívida e gerador de desigualdade.

15 Dez: Participação em reunião preparatória do Encontro Nacional pela Justiça Climática, que terá lugar em Fevereiro de 2022.

16 Dez: Participação de Hans Eickhoff como orador convidado no webinário ‘Decrescimento e consumo responsável’ organizado pela Sciaena, ONGA que promove a conservação dos ambientes marinhos. É possível aceder à gravação da sessão nesta ligação.

Próximas actividades

Rede:

18 Dez - Encontro do Núcleo Local de Lisboa: CIDAC, 10h30-12h30: último encontro presencial deste ano, onde serão apresentadas e discutidas propostas para dinamizar este Núcleo em 2022.

11 Jan 2022 - Conversas Decrescentistas - Limites: O tema “Limites” precede as atividades da Rede relacionadas aos 50 anos da publicação de “The Limits to Growth” (Limites ao Crescimento), que alertava para a insustentabilidade de nosso sistema económico face às limitações materiais planetárias. Entretanto, para não ficarmos no lugar comum, também pode ser visto como um desdobramento da conversa anterior, sobre “Desejo”. Vejamos o que trarão os participantes!


15 Jan - Arranque do Ciclo “Crescer até rebentar?”: Podem saber mais sobre o tema desta iniciativa no post dedicado que publicámos no site da Rede. Os detalhes sobre esta 1ª sessão, que tem o título ‘Crescimento como sistema é um problema', serão divulgados oportunamente.

22 Jan - Reunião Geral da Rede: A nova equipa do CGes planeia convocar uma RG para o mês de Janeiro, cuja convocatória será enviada oportunamente.

28 Jan - Sessão de Acolhimento: Darmo-nos a conhecer e bem acolher quem chega até nós é uma prática decrescentista de que gostamos. Já experimentámos e vamos repetir: 28 de Janeiro pelas 21 horas realizaremos nova Sessão de Acolhimento para todos e todas @s interessad@s na Rede e/ou no decrescimento. Será online e devem inscrever-se preenchendo este formulário.

Se já sabem da nossa existência mas nunca deram o passo para se aproximarem; se são novos nisto ou, pelo contrário, já conhecem alguma das nossas propostas mas querem aprofundar; se têm como desafio para 2022 uma participação cidadã/coletiva mais empenhada; este será um momento significativo de encontro para virem a ser um ‘nó’ da Rede para o Decrescimento.

As inscrições estão abertas até ao dia 20 de Janeiro. Alguma dúvida contactem-nos para geral@decrescimento.pt ou através do nº 919117183 (Carlos Soares, membro do Círculo organizador).

Outras iniciativas de eventual interesse para a comunidade decrescentista:

19 Dez - Manifestação 'Transportes Públicos para Todos' (Greve Climática Estudantil), Príncipe Real, Lisboa (15h): https://greveclimaticaestudantil.pt/2021/12/10/manifestacao-em-lisboa-transportes-publicos-para-todos/

Publicações de interesse:

Gostou do artigo? Considere subscrever