Boletim Informativo | Abril 2021
3 min leitura

Boletim Informativo | Abril 2021

Boletim Informativo | Abril 2021

Car@s companheir@s decrescentistas,

A nova versão do site da Rede para o Decrescimento já está online, aguarda a vossa visita e os vossos contributos. Ao navegar pelo site vão poder encontrar diversos artigos escritos por membros da Rede ou de interesse para a comunidade decrescentista, informação sobre o Decrescimento, sobre a Rede, notícias publicadas nos meios de comunicação social e uma lista de eventos promovidos pela Rede ou com a participação dos seus membros.

É um espaço que se espera verdadeiramente dinâmico e aberto a tod@s. Artigos, sugestões de temas a serem abordados, notícias, iniciativas e eventos serão sempre bem-vindos e deverão ser enviados para geral@decrescimento.pt .

Dia Global do Decrescimento 2021 - Chamada à Ação!

Comemoramos o decrescimento e o cuidado no dia 5 de junho 2021Dia Global do Decrescimento!

Como é habitual, no Dia Global do Decrescimento convidamo-vos a explorar como escapar à dependência do crescimento, conhecendo iniciativas (locais) inspiradoras que trabalhem em novos paradigmas relacionados com a sustentabilidade e a justiça (climática, global, social...). Este ano o tema é o Cuidado.

Existem membros da Rede com intenção de promover eventos que serão anunciados oportunamente, mas fica desde já o convite a apresentarem propostas através do formulário disponibilizado pela organização internacional. Descubram como participar!

Atividades Internas da Rede

O mês de abril arrancou com a primeira edição das Conversas Decrescentistas com o tema “Justiça e Decrescimento”. O mote para a próxima Conversa será “Trabalho e Decrescimento” e está agendada para dia 4 de maio, às 21 horas.

Como é que funcionam as conversas? Está tudo explicado neste link. Para participar bastará entrar aqui à hora marcada.

Outra estreia que marcou o início do mês foi a Sessão de Acolhimento a novos membros para tod@s aquel@s que se querem envolver nas iniciativas da Rede para o Decrescimento.

Se tiverem interesse em conhecer melhor a Rede e a nossa forma de funcionamento serão muito bem-vind@s! A próxima sessão está prevista para junho, com mais detalhes a anunciar brevemente.

Ainda internamente, tiveram lugar duas Reuniões Periódicas de Coordenação (13 março e 10 abril).

Todas as atividades internas são divulgadas na plataforma Slack da Rede – o acesso a esta plataforma de trabalho é atribuído em função de pedido d@s interessad@s, após participação numa sessão de Acolhimento ou em reunião de Círculo (C) ou Núcleo Local (NL).

Neste momento, e para além dos círculos nucleares de Gestão Interna (CGes) e Comunicação (CCom) que reúnem semanalmente, estão ou estiveram ativos os Círculos de Acolhimento, Manual do Decrescentista, Inquérito, Manifesto, Conversas Decrescentistas e Lei Bases do Clima. O NL de Lisboa irá anunciar um evento de reativação em breve e está em formação um NL em Santarém.

Outras Iniciativas

No último mês a Rede para o Decrescimento esteve ainda envolvida em diversas iniciativas, das quais destacamos:

Parecer sobre Lei de Bases do Clima

A poucos dias de a União Europeia chegar a acordo sobre a Lei Europeia do Clima, em Portugal a Lei de Bases ainda está a ser discutida no Grupo de Trabalho da Comissão do Ambiente ao qual a Rede para o Decrescimento submeteu o seu parecer elaborado pelo Círculo Lei-Bases do Clima, apontando princípios e soluções que respeitem os limites do planeta.

Sessão de Formação Política “Os limites do crescimento”

No passado dia 5 de abril foi a vez de um dos membros do Círculo de Comunicação (Álvaro Fonseca), a convite do promotor do evento, participar numa sessão de formação política sobre ‘Os limites do crescimento’ destinada a responsáveis políticos locais do PAN.

Cartas abertas ou comunicados de outros coletivos apoiados ou subscritos pela Rede para o Decrescimento:

·      Campanha contra o Tratado da Carta da Energia (link para petição nacional; link para petição europeia)

·      Campanha contra o Tratado UE-Mercosul

·      Comunicado sobre agrotóxicos

·      Carta aberta pelo ‘Direito ao Lugar’ (várias organizações)

Próximos eventos

1 maio | mais detalhes a divulgar brevemente

1ª Reunião Geral da Rede

4 maio | 21h00 | Online

Conversas Decrescentistas: Trabalho e Decrescimento. Mais informações através deste link.

12 maio | 18h30 | Online (link para inscrição)

(re)Conciliar Economia e Ecologia: condição necessária para a sustentabilidade ambiental e a justiça social. Ciclo de Conferências ‘Transformation 2021’ organizadas pelo ULab-ISEG. Orador: Álvaro Fonseca, membro da Rede para o Decrescimento.

5 junho | Todo o dia | Evento Internacional - Vários locais

Dia Global do Decrescimento 2021 Evento internacional com o objectivo de divulgar o Decrescimento e as propostas decrescentistas. Este ano o tema é o conceito de Cuidado.

Eventos de eventual interesse para a comunidade decrescentista:

19 abril | Manifestação “Em Chamas”

22 abril | Dia da Terra

Webinar “Restoring our Relationship with Earth: An Educational Approach to a New Civilization”

Webinar “Una educación hacia una civilización planetaria y ecológica”

23 abril | Greve Climática Estudantil (iniciativas em diversas localidades do país)

Saudações decrescentistas e até breve!

Pelo Círculo de Comunicação - CCom

Gostou do artigo? Considere subscrever