O Caracol | Rentrée 2022
8 min leitura

O Caracol | Rentrée 2022

O Caracol | Rentrée 2022

Destaques

Nesta edição do Caracol (boletim informativo da Rede para o Decrescimento) preparamos a rentrée, destacando a participação da Rede na MANIFesta (1-2 Julho) e a sua declaração final, assim como os próximos eventos promovidos pela Rede: uma nova sessão de Acolhimento (23 Setembro), o próximo Encontro Nacional da Rede (8-9 Outubro) e o retomar das sessões do ciclo “Crescer até Rebentar?”, que regressa à Biblioteca de Alcântara já no dia 1 Outubro. Novidades não faltam nesta edição pós-estival do Caracol. Boas leituras!

Actividades da Rede ou com a participação dos seus membros

- MANIFesta 2022 - 1 a 2 de Julho

A Rede foi parceira da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local na realização da MANIFesta, que decorreu na Covilhã e incluiu debates, seminários e tertúlias que integraram o espaço Assembleia, a Feira de produtos, atividades e mostra de projetos e iniciativas e a Festa, conjunto de atividades culturais e de animação. Se já estão com saudades ou cheios de pena por não terem podido acompanhar, podem sempre recordar ou ver o vídeo resumo aqui.

A Rede participou na organização de todo o evento e também na dinamização de alguns momentos específicos, nomeadamente na apresentação dos principais desafios de transformação social relativos ao decrescimento, logo na sessão de abertura, pela voz do Alcides Barbosa, que foi também facilitador de um dos grupos de trabalho do ‘world café’.

Debate Temático

A Rede promoveu o debate temático Decrescimento: modelo alternativo e sustentável? que contou com duas dezenas de participantes. Teve uma intervenção inicial feita pelo André Barata, da Universidade da Beira Interior, em substituição do Hans Eickhoff (que por motivos imprevistos não pôde participar), e foi facilitado pela Graça Rojão (co-organizadora da MANIFesta e membro da Rede).

Mostra de Vídeos

A Rede participou na Manifesta com uma mostra de vídeos sobre decrescimento, com base numa seleção feita por Álvaro Fonseca. Esta mostra decorreu no Teatro das Beiras e funcionou durante todo o evento.

No final do evento foi produzida a “Declaração da Covilhã” que reúne propostas de políticas públicas em diversas áreas. Tratou-se de um processo coletivo e colaborativo, onde nem tudo corresponde à posição da Rede, mas que ficou bastante conseguida. A declaração pode ser subscrita individualmente ou por qualquer outro coletivo de que façam parte e que possa estar interessado. Mais informações aqui.

- Reunião Periódica de Coordenação (RPC) (30 julho)

Na última RPC da Rede para o Decrescimento, voltámos a utilizar a ferramenta 'Easy Retro', o que tornou possível aos membros presentes, representantes dos diferentes Círculos e Núcleos, desenvolverem e experimentarem novas dinâmicas de debate, comunicação e entreajuda.

Foram abordados temas como a presença nas redes sociais; as necessidades e expectativas dos Círculos e Núcleos; o balanço do ciclo “Crescer até Rebentar?”; o próximo Encontro Nacional (EN) e a Reunião Geral (RG), entre outros.

Desta RPC saiu a marcação da RG para o dia 8 de Outubro, que decorrerá no primeiro dia do EN.

- Ciclo “Crescer até Rebentar?” (Jan-Jun 2022)

Os ‘links’ para os vídeos das 6 primeiras sessões foram compilados num post recente no site da Rede. O Ciclo retoma em Outubro e vão já encontrar mais detalhes sobre esta nova sessão se continuarem a ler este Caracol.

- Publicações recentes no site da Rede:

- Artigo sobre a mineração em mar profundo, a propósito da Conferência dos Oceanos que decorreu em Lisboa, escrito pelo Guilherme Serôdio (aqui).

- Texto de reflexão sobre a Rede da autoria da Graça Passos (aqui), com o intuito de contribuir para as conversas e grupos de reflexão que terão lugar durante o próximo Encontro Nacional (ver abaixo).

Próximas actividades

Promovidas pela Rede:

- Sessão de Acolhimento (23 Setembro | 21h | Online)

A próxima sessão, organizada pelo Círculo de Acolhimento, decorre no dia 23 de Setembro pelas 21h (link para o evento).

Como funciona a Rede? Como surgiu? Como posso fazer parte? Para dar as boas vindas aos interessad@s e responder a estas, e outras, questões o Círculo de Acolhimento (Carlos Soares, Graça Passos, Pascale Millecamps) realiza periodicamente um encontro denominado ‘Sessão de Acolhimento’.

Este é o primeiro contacto com a estrutura da Rede e o primeiro momento de escuta partilhada. A sua dinâmica determina as cumplicidades futuras e abre espaço para a sintonização das acções necessárias à concretização de uma sociedade decrescentista. Fala-se do historial da Rede, da Orgânica Interna e do funcionamento actual. Esta será a terceira sessão do ano e, nas duas primeiras, estiveram entre nós pessoas da grande Lisboa, mas também de Évora, de Sesimbra, de Vila Velha de Ródão, de Guimarães, de Faro e até de São Paulo, no Brasil. Algumas delas aderiram já à plataforma ‘slack’, que nos mantém ligados e onde o trabalho regular dos Núcleos Locais e Círculos vai sendo burilado. O retorno que nos vão deixando é de satisfação e de uma alegria imensa por encontrarem pessoas igualmente inquietas e com vontade de questionar o sistema vigente colaborando para as mudanças necessárias.

As inscrições para esta sessão online estão abertas até 18 de Setembro em: https://bit.ly/3qaGBP0.

Estamos à vossa espera!

- Ciclo “Crescer até Rebentar?” (1 Outubro | 11h-13h | Biblioteca de Alcântara)

Presencial com transmissão online. Tema: Decrescimento e Democracia

Após um interregno nos meses de Verão, o ciclo que assinala os 50 anos da publicação de “Os limites ao crescimento” regressa para mais três sessões na Biblioteca de Alcântara. A primeira decorrerá no dia 1 de Outubro (11-13h) e está a ser organizada pelo Alcides Barbosa, em colaboração com o Círculo Limites Crescimento 50 anos. Esta sessão terá como convidad@s a Inês Renda e o Guilherme Serôdio. Segue-se uma breve sinopse:

As mudanças sistémicas necessárias para se evitar um colapso civilizacional implicam, à partida, mudanças no sistema político que nos trouxe até este ponto e que, após cinco décadas de cimeiras e tratados internacionais, não alterou em nada o crescimento exponencial da destruição ambiental e das desigualdades sociais. Que alternativas concretas temos sobre a mesa?

As duas sessões finais do Ciclo terão lugar nos dias 5 de Novembro (Saúde e Cuidado) e 3 de Dezembro (Dos limites à suficiência). Guardem as datas!

- Encontro Nacional da Rede (7-9 Outubro | Vila Velha de Rodão):

O próximo encontro decorrerá entre os dias 7 e 9 de Outubro, na Herdade da Tapada da Tojeira (Vila Velha de Ródão) e está a ser organizado pela Graça Passos e o Alcides Barbosa.

O chamamento é à ação, mas não a movimentos reativos e automáticos. O chamamento é à transformação, mas não das fachadas de instituições perenes, de ‘organizações da sociedade civil’, de pessoas. O chamamento é ao encontro, mas não com projeções das nossas fantasias nem dos nossos umbigos. A cada ano amontoam-se efeitos catastróficos de um sistema perverso, que nos consome os recursos e nos esvazia a imaginação. No meio desse turbilhão, onde plantaremos e cultivaremos o outro mundo que desejamos? Onde encontraremos o abrigo e a fertilidade para dar à luz o novo?

A Rede é um corpo coletivo criado em 2018 sob o compromisso de desafiar o impossível, sabendo que o futuro está em aberto. Ao mesmo tempo que a distopia se instala, há cada vez mais iniciativas que convergem na visão decrescentista. Elas esburacam a narrativa vigente e criam espaço para lidar com o colapso anunciado. Numa altura em que a realidade é cada vez mais virtual, o EN é um espaço bem real de encontro que fortalece os afectos, o que há de mais humano em nós.

Enquanto a velocidade do dia-a-dia convida ao isolamento, os encontros agitam as águas, ativam movimentos superficiais e profundos, criam desejos e abrem possibilidades.

Ver proposta de programa aqui. Ver também artigo de reflexão da Graça Passos mencionado acima (aqui). Todos os decrescentistas estão convidados a participar - mais detalhes em breve.

Outras iniciativas:

- Festival Umundu Lx 2022 (Lisboa, 14-22 Outubro): https://www.umundu.pt/

A Rede para o Decrescimento voltará a participar em mais uma edição do Festival Umundu Lx  com a exibição do filme “Once you Know”, do realizador Emmanuel Cappellin. O evento será no domingo, dia 16 de outubro, entre as 10h30 e as 13h, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa.

No mesmo dia, decorrerá um debate sobre “Consumo insustentável”, no qual participará Guilherme Serôdio. Este evento está marcado para as 18h, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.

Podem encontrar mais informação sobre os restantes eventos do programa no site do festival.

- Evento "Limites do Ambientalismo"  (26 Outubro | Lisboa, NOVA Medical School)

Este evento contará com a participação da Rede para o Decrescimento. Mais informações em breve.

Publicações de interesse para a comunidade decrescentista

- Novo livro sobre decrescimento - "The Future Is Degrowth, A Guide to a World beyond Capitalism" por Matthias Schmelzer, Aaron Vansintjan e Andrea Vetter (Verso, 2022): link. Críticas (a primeira delas define o livro como a melhor e mais completa revisão da literatura sobre DC e inclui resumos dos vários capítulos): Timothée Parrique: https://timotheeparrique.com/book-review-the-future-is-degrowth/; Jorge Pinto: https://www.greeneuropeanjournal.eu/is-degrowth-the-future/

- Dossier da revista Kairos sobre o 20º aniversário do movimento decrescentista em França - O número de Junho da revista belga inclui um dossier especial (link) dedicado ao decrescimento, cuja presença como conceito e movimento plural em França (e na Europa francófona) cumpre 20 anos em 2022. O dossier inclui artigos de Serge Latouche e Vincent Cheynet, entre outros (textos em francês).

- Novo livro co-editado por Ugo Bardi e Carlos Alvarez Pereira em resposta a encomenda do Clube de Roma para assinalar os 50 anos da publicação do relatório ‘The Limits to Growth’, com contributos de diversos autores, incluindo dois dos co-autores do livro original (Dennis Meadows e Jorgen Randers): “Limits and Beyond: 50 years on from The Limits to Growth, what did we learn and what’s next? A Report to The Club of Rome” (Exapt Press, 2022): link

- Artigo com uma análise crítica decrescentista do chamado ‘European Green Deal’ publicado na revista ‘Political Geography’ (Agosto 2022): “European Green Deal necropolitics: Exploring ‘green’ energy transition, degrowth & infrastructural colonization”- link

- Livro “Iberia Esvaziada - Despovoamento, Decrescimento, Colapso” (Carlos Taibo). Recentemente traduzido para Português (Letra Livre), leva-nos por uma viagem pelo passado recente da Península Ibérica, relatando o paulatino esvaziamento da ruralidade, e o que isso significa num cenário (já presente) de colapso e possíveis construções de resiliência na península.

Carlos Taibo esteve no Porto (Espaço Musas) no passado dia 22 de Julho, onde deu uma palestra sobre descrescimento - é possível assistir à sessão (link) ou ouvir o podcast (link).

- Debate How to Save the Planet: Degrowth vs Green Growth?” entre o Prof. Samuel Fankhauser, defensor do crescimento verde, e o Prof. Jason Hickel, defensor do Decrescimento, moderado por Kate Raworth, autora do livro Economia Dónut (“Doughnut Economics”). A sessão teve lugar no passado dia 2 de Setembro na Universidade de Oxford (Reino Unido).

Gostou do artigo? Considere subscrever