O Caracol | Novembro 2021
4 min leitura

O Caracol | Novembro 2021

O Caracol | Novembro 2021

Car@s companheir@s decrescentistas,

É tempo para mais um Caracol. Sem pressa, vamos dar-vos conta das principais atividades da Rede - ou daquelas que contaram com a participação dos seus membros, passadas e futuras. Venham daí!

Reunião Periódica de Coordenação (RPC)

O Círculo de Gestão Interna (CGes) convoca uma RPC para dia 20 de novembro, às 18 horas, para eleger, por sorteio, a nova equipa que entrará em funções no início de dezembro. A reunião será aberta a todos os membros. Mais informações disponíveis aqui.


Notícias da Rede


Através da participação em várias iniciativas, a Rede tem estado ativa na divulgação do Decrescimento. Alargando a reflexão e a discussão sobre o tema a diferentes públicos, tem procurado envolver cada vez mais pessoas na desafiante, mas extraordinária tarefa de repensar a nossa sociedade viciada no crescimento.

Festival Umundu LX 2021

Exemplo disso, foi a promoção de três eventos no Festival Umundu LX 2021.
A sessão “Decrescimento - Modelo alternativo e sustentável?”, na Padaria do Povo, bastante participada, com questões levantadas por um público interessado em alternativas ao sistema atual.

O documentário “Can We Do it Ourselves?”, do realizador Patrik Witkowsky, foi exibido no GAIA, seguido de uma conversa e de uma refeição vegetariana. O filme foi propositadamente legendado em português para o Festival e podem vê-lo (ou revê-lo) aqui.

Por fim, na sessão online “Decrescimento e justiça ambiental: diálogos entre o Norte e o Sul Globais”, Carol Costa de Souza e Morena Haubury Lemos fizeram uma apresentação muito esclarecedora sobre o conceito de decrescimento e o seu potencial transformador no Norte e Sul globais. A sessão está disponível aqui e recomenda-se.

Marcha Mundial pela Justiça Climática

A Rede para o Decrescimento juntou-se à Marcha Mundial pela Justiça Climática - dia 6, no Porto, e dia 7, em Lisboa -  onde  partilhou as suas ideias e os seus valores, distribuindo este folheto que podem descarregar e utilizar sempre que acharem oportuno.
Em antecipação à mobilização, o Círculo de Comunicação (CCom) da Rede elaborou uma tomada de posição sobre o tema que foi publicada no nosso site e podem ler aqui.


Outras iniciativas

A convite do Circular Economy Club Lisbon, a Rede para o Decrescimento marcou presença na iniciativa online Falar Circular, onde foi possível aprofundar a proposta do Decrescimento enquanto transição democrática e serena em direção a novos modelos da sociedade.

Já a associação ZERO convidou uma panóplia de organizações, entre as quais a Rede para o Decrescimento, para pensar coletivamente no que consistiria uma "Economia do Bem-Estar em Portugal".  Ao longo de quatro sessões participativas, membros da Rede revezaram-se para partilhar uma perspetiva decrescentista como contributos para a visão, e medidas a serem implementadas para concretizar essa hipotética nova economia.

A Rede foi ainda convidada pela produtora Formiga Atómica para participar na gravação de um dos episódios da série “Isto não é uma brincadeira – a crise climática em 8 mini-episódios”. Dia 22 de novembro estará disponível nas redes sociais do LU.CA e Formiga Atómica o episódio dedicado ao Decrescimento. Até lá, fica aqui o convite para verem os outros episódios. Aproveitamos ainda para partilhar convosco o guião que criámos para a gravação do episódio.

Atividades Internas da Rede


Conversas Decrescentistas

Poder” (outubro) e “Tempo” (novembro) foram os temas das últimas Conversas Decrescentistas. Há muitos conteúdos interessantes que vários membros da Rede partilharam no canal #C-conversas-decrescentistas, ao qual se podem juntar através do Slack da Rede para o Decrescimento. A não perder!

O que também não podem perder é a próxima Conversa, dedicada ao Desejo, no próximo dia 7 de dezembro, às 21 horas.

Após o idealismo do 'sonho comanda a vida' dos anos 60 e 70, passámos à primazia do desejo consumista dos anos 80 e 90, alimentado pelas poderosas máquinas publicitárias e mediáticas. Agora assombra-nos a ressaca da felicidade adiada e das promessas de progresso não cumpridas. Como podemos libertar-nos da armadilha do materialismo consumista e transitar para uma cultura da suficiência e da frugalidade?


Encontros do Núcleo Local de Lisboa

O Núcleo de Lisboa da Rede para o Decrescimento tem mantido com regularidade os seus encontros presenciais.

O polémico projeto de requalificação da Tapada das Necessidades justifica encontros para alargar e sedimentar pontos de vista diversos, pelo que teve lugar no passado dia 16 de Outubro uma conversa no local, numa iniciativa conjunta do grupo Amigos da Tapada das Necessidades e do Núcleo de Lisboa. Para mais detalhes sobre este encontro, vale a pena ler este texto da autoria de Jorge Farelo, membro da Rede.

No último fim de semana, decorreu mais um encontro, desta vez de regresso ao CIDAC, onde os presentes tiveram oportunidade de partilhar e discutir propostas para dinamizar este Núcleo Local, nas quais se inclui um ciclo de eventos para assinalar os 50 anos da publicação do livro “The Limits to Growth” ao longo do ano de 2022, sobre o qual contamos trazer mais pormenores na próxima edição do Caracol. O próximo encontro do Núcleo será no dia 18 de Dezembro.

Outras Iniciativas‌‌

Cartas abertas, consultas públicas, petições e comunicados de outros coletivos apoiados ou subscritos pela Rede:

Consulta pública do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do PPP Lítio

‘Stop Greenwashing - Reduce Air Traffic Now!’


Publicações de eventual interesse para a comunidade decrescentista

Elogio do decrescimento, Vincent Liegey
https://www.monde-diplomatique.fr/2021/10/LIEGEY/63599 (FR) https://mondediplo.com/2021/10/14degrowth (EN)

Quando o digital destrói o planeta, Guillaume Pitron
(apenas disponível na versão francesa)

O decrescimento originará uma recessão mas não será uma depressão (apenas disponível na versão francesa)

(é possível ler uma versão preprint do artigo nesta ligação)

...
Como sempre, todos os contributos para O Caracol são bem-vindos. Escrevam-nos as vossas sugestões e enviem para comunicacao@decrescimento.pt

Saudações decrescentistas e até breve.

Pelo Círculo de Comunicação - CCom



Gostou do artigo? Considere subscrever