O Caracol | Julho 2021
8 min leitura

O Caracol | Julho 2021

Boletim Informativo da Rede para o Decrescimento
O Caracol | Julho 2021

Car@s companheir@s decrescentistas,

O Caracol está de volta e vai dar-vos conta de algumas das iniciativas promovidas pela Rede para o Decrescimento, assim como dos eventos que já estão a ser preparados para os próximos tempos. Como sempre, estão convidad@s a participar!

Encontro Nacional da Rede para o Decrescimento

O segundo Encontro Nacional da Rede para o Decrescimento acontece a 4 e 5 de Setembro de 2021 na Herdade da Tapada da Tojeira (Vila Velha de Rodão).

Ideias para o programa final são bem-vindas. Podem participar através do Slack ou diretamente aqui. Em alternativa podem ainda contactar o Carlos (caf.soares@yahoo.com ) ou a Marta (martamelobrazao@gmail.com), que são os coordenadores do Círculo organizador do Encontro.

As inscrições para o Encontro Nacional 2021 consideram-se abertas e podem marcar já o vosso lugar através do e-mail geral@decrescimento.pt.
Com vista a preparar bem toda a logística do evento, receberemos inscrições até ao dia 16 de Agosto.

Dia Global do Decrescimento

Aproveitamos este Caracol para aplaudir as iniciativas que este ano assinalaram o Dia Global do Decrescimento, no passado dia 5 de junho.

Declaração de Dependência - Ana Poças
Texto escrito para a iniciativa ‘Declaração de Dependência’ integrada nas celebrações do Dia Global do Decrescimento 2021.
Declaração de Dependência - Álvaro Fonseca
Texto escrito para a iniciativa ‘Declaração de Dependência’ integrada nas celebrações do Dia Global do Decrescimento 2021.

Desde belas Declarações de Dependência, discutidas coletivamente online, ao Encontro Cuidar Conti(da)nuamente do Território-habitado, promovido pelo Núcleo Local de Santarém e passando por uma Tertúlia e uma atividade de Plogging, ambas organizadas pelo Centro Comunitário de Linda-a-Velha (CCLAV), todos os eventos deram destaque à importância do cuidado com as pessoas e com o ambiente e de como esse cuidado deve estar no centro da visão política do decrescimento.

Notícias da Rede

Nesta edição damos destaque aos artigos mais recentes publicados no website da Rede e que vale a pena ler (ou reler!):

Acordai!
Vivemos o virar da página da história. Já não podemos (nem devemos) salvar este mundo, esta maneira de viver insustentável e dependente de tanta e tão continuada destruição humana e ecológica. Mas o que isto significa realmente é o fim desta linha - não o fim DA linha.
Cuidar de nós, cuidar da vida
Diz-se que a vida é um bem precioso. Que é mesmo o bem mais precioso. Porque éfrágil, porque é passageira, mas também porque é presumivelmente rara nouniverso. Agarramo-nos a ela ou protegemo-la, quando a sentimos ameaçada.Sabemos, ou intuímos, muita coisa sobre ela: as formas diversas em que se…
A SHELL e o ativismo ambiental - pescadinha de rabo na boca.
Um tribunal holandês acaba de condenar a empresa Shell (Produtora de petróleoemtodo o globo), a reduzir as suas emissões de CO2 em 45% até 2030[https://www.theguardian.com/environment/2021/may/27/cataclysmic-day-for-oil-companies-sparks-climate-hope]. Está a ser anunciado, por todo o lado e mais…
Evitar a catástrofe climática e proteger a saúde da população
Artigo de opinião do Público[https://www.publico.pt/2021/05/26/opiniao/opiniao/evitar-catastrofe-climatica-proteger-saude-populacao-1964144], publicado em 26 de Maio de 2021 As exigências do protesto pacífico da iniciativa “Em Chamas” que bloqueou aRotunda do Relógio durante a tarde do dia 22 de…
Um ministro do ambiente que não entende o problema do lítio, devia ser ministro do ambiente?
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, não entende a “implicação”com a exploração de Lítio em Portugal[https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/ministro-do-ambiente-considera-litio-indispensavel-e-nao-entende-implicacao--13750871.html]. Também não deve entender a “implicação” com a expl…

Renovamos o convite à submissão de artigos sobre temas decrescentistas para publicação no site e que devem ser enviados para o email: comunicacao@decrescimento.pt

Atividades Internas da Rede

As Conversas Decrescentistas continuam a marcar as primeiras terças-feiras de cada mês. Nas últimas edições foram abordados os temas “Rural - nostalgia ou resiliência?” (1 de junho) e “Esperança na Escuridão” (6 de julho).
Cada vez mais acesas, as conversas acabaram por se prolongar no canal #c-conversas-decrescentistas, ao qual se podem juntar através do Slack da Rede para o Decrescimento.

Durante o mês de Junho, os círculos nucleares CGes e CCom reuniram (8 Junho) para fazer um balanço do trabalho e da coordenação entre os dois círculos e para preparar a Reunião Periódica de Coordenação que aconteceu a 19 de Junho, com o habitual balanço das atividades dos vários Círculos e Núcleos.

Foi ainda divulgada a lista de parceiros, interlocutores e/ou elos de ligação entre uma determinada entidade e a Rede para o Decrescimento. Assim, quem já é ou quiser/puder ser interlocutor, bastará preencher a tabela de acordo com as indicações do documento.

Ainda em Junho, o Núcleo de Lisboa (NL) organizou um encontro presencial no dia 26 no Parque dos Moinhos de Santana, onde estiveram presentes seis membros que assinalaram a importância da dinamização deste núcleo e dos encontros presenciais, avançando já com algumas ideias para as próximas atividades.

Relembramos que estas atividades são divulgadas na plataforma Slack da Rede – o acesso a esta plataforma de trabalho é atribuído em função de pedido d@s interessad@s, após participação numa sessão de Acolhimento ou em reunião de Círculo (C) ou Núcleo Local (NL).

Neste momento e para além dos círculos nucleares de Gestão Interna (CGes) e Comunicação (CCom) que reúnem semanal ou quinzenalmente, estão ou estiveram ativos os Círculos de Acolhimento, Manual do Decrescentista, Inquérito, Conversas Decrescentistas, Festival Umundu e Encontro Nacional.

Outras Iniciativas

Da Ajuda às Necessidades, uma caminhada+piquenique+conversa co-organizados pelo NL-Lisboa, no dia 18 de julho. As restantes fotos estão disponíveis aqui.

Conversa sobre decrescimento no programa da CampOvivo na Rádio Movimento – convite de Rui Loureiro a Álvaro Fonseca e Jorge Farelo (membros da Rede)

Entrevista sobre a temática Decrescentista para o Boom Toolkit for Covid-19, uma série de webisódios criados pela organização do Festival Boom que procuram inspirar o pensamento crítico. O Guilherme Serodio (membro da rede)  respondeu entusiasticamente às mais diversas questões. Ficamos a aguardar a publicação desta conversa para que a possamos partilhar convosco.

A última newsletter da FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade dá destaque ao tema Decrescimento, com um texto detalhado e um link para a página da rede.

Próximos eventos

3 de Agosto | 21 horas | Online
A próxima Conversa Decrescentista já está agendada para o dia 3 de agosto, às 21 horas e o tema Rendimento Básico Incondicional (RBI) promete manter a polémica. O evento é online. Mais detalhes aqui .

Conversas Decrescentistas - RBI
03-08-2021 | 21:00-22:30 | OnlineO excesso de produção está a matar o planeta. O colapso climático trará crise económica. A robotização está a acabar com empregos. A população europeia envelhece. De qualquer perspetiva que se tome, o...

Eventos Externos com o envolvimento de membros da Rede

26 Julho | 19h00 | Online
Partilhar a Paz! com Ana Poças Ribeiro
Evento da Cátedra Unesco em Educação para Paz Global Sustentável
Evento no FB


30 de setembro a 5 de outubro
Festival Umundu Lx

A Rede para o Decrescimento vai participar na 2ª edição do Festival Umundu Lx - Festival para a Transformação Sustentável, submetendo este ano três eventos:

Decrescimento - Modelo alternativo e sustentável?
01-10-2021 | 17:00-18:30 | Num Planeta finito, a produção e o consumo não podem crescer de forma perpétua sem esgotar os recursos da Terra ou exceder a capacidade dos ecossistemas de lidar com as emissões e resíduos, sendo que ...
Documentário: Can we do it ourselves? (2015)
03-10-2021 | 18:30-20:30 | LisboaDentro da vida moderna existe um paradoxo: celebramos a democracia como um sistema político, mas não como um sistema económico, embora os nossos locais de trabalho tenham um impacto muito maior na nos...
Decrescimento e justiça ambiental: diálogos entre o Norte e o Sul Globais
04-10-2021 | 18:00-19:30 | O movimento decrescentista defende que, para resolver a crise social e ambiental, é necessário reduzir a escala de produção e de consumo do Norte Global e das elites do Sul Global. Descolonizando o im...


Outro evento de interesse para os decrescentistas também terá lugar no dia 1 de outubro:

“Decrescimento e Cuidado nas Iniciativas Locais Alternativas: aprendizagens a partir das práticas”, organizado pela co-fundadora da CooLabora e também membro da Rede, Graça Rojão (em modo presencial).

Eventos de eventual interesse para a comunidade decrescentista


24 a 28 agosto | The Hague, Holanda (online e presencial)
8th International Degrowth Conference

Terá como tema genérico ‘Caring communities for Radical Change’. A imagem escolhida pelos organizadores para simbolizar a conferência e a prática decrescentista é a mandala-micélio que representa o crescimento rizomático de um fungo.

Saudações decrescentistas e até breve.

Pelo Círculo de Comunicação - CCom

Gostou do artigo? Considere subscrever