O Caracol | Primavera 2023
11 min leitura

O Caracol | Primavera 2023

O Caracol | Primavera 2023

Destaques

Tivemos um início de ano com muitas atividades e, sobretudo, de dinamização da ação da Rede. Voltaram os encontros mensais dos Núcleos Locais de Lisboa e de Santarém, ao que se juntou uma conversa radiofónica com a Caravana Agroecológica, bem como a participação de membros de Rede em eventos organizados por outros colectivos, dos quais damos conta neste edição.

Ao nível interno, tiveram lugar duas Reuniões Periódicas de Coordenação (26 de Janeiro e 13 de Março), a segunda das quais dedicada a refletir sobre atividades e estratégia da Rede para 2023, mais uma Sessão de acolhimento a 1 de Março e uma concorrida Reunião Geral na Casa da Esquina em Coimbra (1 de Abril). Finalmente, foram criados novos círculos no nosso canal do Slack - o do Encontro Nacional 2023, o da Habitação e o dedicado à relação entre Ecofeminismo e Decrescimento - e um novo Núcleo Local em Mértola.

A nível internacional, o destaque vai para a conferência Beyond Growth 2023 que terá lugar no Parlamento Europeu em Bruxelas de 15 a 17 de Maio.

Atividades da Rede ou com a participação dos seus membros

- Conversa online na Rádio Movimento sobre decrescimento e limites, a convite da Caravana Agroecológica (4 de Janeiro)

Os membros da Rede Susana Ribeira, Álvaro Fonseca e Hans Eickhoff, conversaram com Carlota Sanches e Inês Costa Pereira da Caravana Agroecológica sobre a temática decrescentista e as atividades da Rede, nomeadamente o Ciclo "Crescer até Rebentar" que decorreu durante todo o ano de 2022. É possível assistir ao Vídeo!

- Encontros presenciais do Núcleo local de Lisboa

Desde o início do ano, o Núcleo retomou os seus encontros presenciais com uma periodicidade mensal.

O primeiro aconteceu a 21 de Janeiro no CIDAC, contando com uma boa participação e partilha. O foco esteve na identificação das prioridades de reflexão e atuação do Núcleo. A promoção de comunidades de aprendizagem em torno de temas decrescentistas e a aproximação a outros coletivos foram dois dos desígnios mais debatidos.

Em 18 de Fevereiro, o Núcleo voltou a encontrar-se, desta vez na Fábrica das Alternativas em Algés. Para além da reunião com os membros do NL, em que foi decidido criar um Círculo dedicado ao tema da habitação, houve ainda tempo para um lanche partilhado e um momento musical do grupo MaPa, terminando com uma apresentação e conversa sobre decrescimento, aberta a tod@s @s presentes.

O terceiro encontro decorreu na Rizoma - Cooperativa Integral, em Lisboa. O programa incluiu uma reunião dos membros das 11h às 13h, seguido de almoço no pátio do local. A partir das 14h30 decorreu a reunião aberta à comunidade sob o tema "O Decrescimento será o Futuro?", com duração de duas horas.

Nesta conversa participativa sobre Decrescimento, convidámos a Rizo-comunidade a refletir sobre o tema e a discutir propostas decrescentistas para um futuro mais colaborativo.

O Núcleo juntou-se para o seu quarto encontro mensal a 15 de Abril, das 10.30 às 12.30, no CIDAC (Picoas). Tal como proposto, houve uma conversa inicial de cerca de uma hora sobre assuntos gerais do Núcleo, nomeadamente os próximos encontros e atividades a eles inerentes, bem como ações e artigos de interesse para a comunidade decrescentista. Na segunda parte, os membros dividiram-se em dois grupos de discussão, correspondentes a dois temas previamente escolhidos: Habitação e Comunidades de Aprendizagem (tema que levará à criação de novo círculo no Slack).

- Encontros mensais de ReAnimação do Núcleo local de Santarém e preparatórios do Dia Global do Decrescimento no território local

Em 27 de Janeiro e 27 de Fevereiro um grupo de “Nós” começou a reunir-se no Espaço Harmonia (Santarém), em sala e por hora e meia, no sentido de dar continuidade ao Núcleo Local de Santarém. Objectivo: co-criar uma iniciativa agregadora local no fim-de-semana em que se celebra o Dia Global do Decrescimento. O Carlos lançou o desafio de partida: realizar uma caravana agro-decrescentista pelos nossos projectos-de-vida; a Teresa acolheu e preparou um belo chá; a Filomena e a Patrícia, velhas(novas) conhecidas das ‘alternativas’, lá chegaram sempre prontas a dançar; e depois foi ir começando enquanto o Joaquim, o “nó” menos conhecido de tod@s, ía chegando; tal como o Luís, sempre com o seu sagrado-atraso, de tantas tarefas de permacultor, companheiro, pai e avô que tem!

Desbravadas as possibilidades gerais de partida e reforçados os laços humanos lá nos lançámos em 18 de Março para uma tarde completa de visita a um dos projectos-nossos: “Vida de Permacultor” (Azambujeira); guiados pelo Luís (e pela Nina) lá prosseguimos pela imersão e imaginação do que SERemos capazes de co-construir… e que belo exemplo duma vida simples e cheia de alimentos e plantas medicinais, em respeito e cuidado com o solo, com a diversidade e com o uso eficiente da água.

- Evento da Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente

No encontro, que decorreu no Porto a 28 de Janeiro, sob o lema Jardins e Árvores no Espaço Público: Preservar ou Mutilar e Demolir?, estiveram presentes pessoas e seis organizações interessadas em trocar informações e experiências, e que têm em comum defender jardins, parques ou arvoredo. Na sua intervenção, o nosso membro Jorge Farelo refletiu sobre dois domínios diversos, mas complementares. O primeiro enquanto peticionário que colocou questões ao Metro e à CML no âmbito do prolongamento da linha vermelha que passará por Campo de Ourique, exigindo a preservação integral do Jardim da Parada. O segundo enquanto membro da RD, perspetivando a problemática sob o ponto de vista Decrescentista, dos princípios urbanísticos que devem enquadrar qualquer intervenção no tecido urbano.

Resultou que seria interessante elaborar uma Declaração de Princípios, que permitiria favorecer o alargamento a outros grupos, a sua identificação e objetivos, tendo ficado a Campo Aberto de propor um rascunho. Atendendo a que a Rede procura colaborações diversificadas e interações com os outros coletivos, será de ponderar se alguém do Norte está disponível para participar, representando a Rede. É possível ler um relato mais detalhado num artigo publicado no site da Rede.

- Sessão de Acolhimento

Na primeira Sessão de Acolhimento de 2023, a 1 de Março, estiveram cinco participantes. Do Algarve, ao grande Porto, passando por Viseu, Lisboa e margem Sul. Foi uma sessão onde se dialogou bastante e onde o Círculo de Acolhimento testou uma dinâmica um pouco diferente da dos anos anteriores, onde a “escuta” e os inputs d@s participantes têm mais espaço. E porque o Círculo tem vontade em experimentar diferente, além destas sessões online, avançaremos este ano com propostas de acolhimento outras… acompanhe os desenvolvimentos na ‘Agenda’ do nosso site.

- Conferência Lei de Bases do Clima: Greenwashing ou Progresso?

A efeméride de dia 15 de Março, foi organizada pela Associação Último Recurso, tendo abordado as temáticas da Lei de Bases do Clima, do Acordo de Paris, da Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado Português e da Litigância Climática. O foco do debate foi analisar e acompanhar a implementação desta Lei de Bases, refletindo sobre a respetiva eficácia e suficiência para o cumprimento das metas inscritas no Acordo de Paris, bem como ter uma visão científica para que o debate vá de acordo à realidade que nos espera.

Com participação do nosso membro Hans Eickhoff (em representação do Scientist Rebellion Portugal), Susana Militão (ZERO) e André Teixeira (CNED). É possível ver o vídeo!

- Reunião Geral, Casa da Esquina (Coimbra)

Teve lugar dia 1 de Abril, em Coimbra, foi organizada pelo Círculo de Gestão e acolhida pela Casa da Esquina. Este encontro, muito participado, juntou cerca de 30 pessoas, numa jornada que se iniciou com dinâmicas de interconhecimento. Seguiu-se um pequeno passeio a pé até ao Jardim Botânico, abreviado pela chuva, mas que permitiu trocar ideias num registo mais informal e conhecer melhor a Casa da Esquina. Ainda durante a manhã, já debaixo de teto, dedicámos algum tempo ao acolhimento de novos membros, apresentando a Rede e o seu modelo de funcionamento.

O arroz colaborativo, feito pela Casa do Sal da Figueira da Foz a partir de legumes e de condimentos trazidos pelas pessoas participantes, foi um dos momentos mais desejados pelo apetite que já sentíamos, pela bela reflexão sobre o modo como nos alimentamos e pelo convívio que proporcionou.

A reunião geral, propriamente dita, decorreu durante a tarde, em formato presencial e online.  Houve um breve momento dedicado à revisão da orgânica interna e, em seguida, foram apresentados os novos círculos temáticos da rede: ecofeminismo, habitação e encontro nacional 2023.

Passámos então ao trabalho em mesas sobre as temáticas dos novos círculos, a que se juntaram temas propostos pelo círculo de comunicação, nomeadamente o podcast e ciclo de cinema sobre Decrescimento, a comunidade de aprendizagem, a intervenção junto de pessoas mais jovens e ainda a influência política. Depois da partilha dos resultados desta reflexão em mesas, foi iniciada a tertúlia sobre decrescimento, aberta à comunidade, que seguiu a metodologia de conversação fishbowl.

No final, ainda houve tempo para algumas danças tradicionais europeias e para fazermos, coletivamente, o balanço da reunião. Entre os aspetos mais assinalados estão o bom ambiente, o convívio e o espírito colaborativo que animaram toda a jornada.

- Discussão Rebelde – Não há futuro sem Decrescimento

Cifrou-se por um debate interno da Scientist Rebellion Portugal, a 2 de Abril na Cooperativa Rizoma, com participação presencial e online.

Apesar da carta de exigências da Scientist Rebellion fazer referência explícita ao Decrescimento, existe pouco conhecimento sobre o tema dentro do coletivo. Assim, Hans Eickhoff apresentou a Rede para o Decrescimento, o seu funcionamento, e os conceitos principais da crítica ao sistema do crescimento e as propostas para um futuro decrescentista.

Novos Círculos na Rede

Dos vários encontros e debates que fomos tendo entre membros da Rede surgiu a necessidade, aliada à vontade de debater e agir, de criar novos círculos temáticos, os quais foram dados a conhecer mais detalhadamente na Reunião Geral de Abril.

1 - O recente Círculo “Ecofeminismo e Decrescimento” surgiu com o objetivo de contribuir para aprofundarmos a reflexão sobre a relação entre o decrescimento e o ecofeminismo. Sendo que, o capitalismo foi fundado e continua a depender para a sua existência do trabalho não remunerado e mal remunerado das mulheres (e de alguns homens), uma abordagem ecofeminista inclui as questões de sub-pagamento e de desigualdade, a sua ligação à injustiça social e à depredação ambiental, e a forma como assentam no colonialismo, no patriarcado, no subdesenvolvimento e na discriminação racial e de classe, tanto dentro de países como a nível global.

2 - O Círculo “Decrescimento e Habitação” surgiu por iniciativa do NL de Lisboa, estando aberto à participação de todas as pessoas. Tem o intuito de discutir a crise da habitação numa perspetiva decrescentista que deverá dar resposta aos problemas mais prementes da situação atual sem, contudo, agravar os impactes ambientais associados à construção nova e, ao mesmo tempo, desenhar propostas para o futuro, utópicas, que terão de enquadrar questões sociais e ambientais, numa perspetiva convivial e de baixo insumo tecnológico, que permitam transpor as dinâmicas do modelo atual.

3 - O Círculo do Encontro Nacional 2023, dedicado à organização deste evento anual da Rede.

Publicações recentes no site ou noutros media

- Artigo Viajar com os Pés na Terra

Escrito por Miguel Valencia Mulkay, com tradução de Francisco Colaço Pedro e Hans Eickhoff em 24 de Janeiro, encontra-se no nosso site. É um texto publicado originalmente na edição online do Jornal MAPA, na sequência da sessão “Mobilidade justa -  Viajar com os Pés na Terra”, organizada pela campanha ATERRA durante o Festival Umundu Lx 2021.

- Artigo O decrescimento em Portugal: a necessidade de demolir um paradigma

Da autoria de Hans Eickhoff, escrito a convite da Edição Portuguesa do Le Monde Diplomatique, a publicação (de Abril) fala sobre a necessidade de trazer o decrescimento ao discurso público e as origens da Rede DC em Portugal.

- Artigo Jardins e árvores no espaço público: preservar ou mutilar e demolir?

Da autoria de Jorge Farelo, consiste num relato detalhado e comentado do evento de 28 Janeiro no Porto, organizado pela Campo Aberto (ver acima).

Eventos futuros, internos ou exteriores à Rede

- Beyond Growth 2023 Conference, 15 a 17 de Maio no Parlamento Europeu

É uma iniciativa multipartidária de 20 eurodeputados (incluindo a portuguesa Marisa Matias), apoiada por um vasto leque de organizações parceiras (onde se incluem organizações decrescentistas internacionais), que se segue ao sucesso da conferência Post-Growth 2018. A conferência colocará em prática a ideia de uma UE pós-crescimento, afastando o foco prejudicial no crescimento do PIB como a base do modelo de desenvolvimento europeu, que combine bem-estar social e desenvolvimento económico viável com respeito pelos limites do planeta. A conferência pretende envolver decisores políticos da UE e nacionais, académicos, parceiros sociais e organizações da sociedade civil. É possível assistir online, sendo o registo obrigatório, aqui.

- Encontros do NL Lisboa: 20 de Maio, na Agrofloresta de Bela Flor em Campolide;  17 de Junho, na Padaria do Povo em Campo de Ourique

- Celebração do Dia Global do Decrescimento a 3 de Junho

Existem para já duas propostas em dois territórios diferentes: uma que será dinamizada pelo Núcleo de Santarém (ver acima) e outra pelo Núcleo de Lisboa. Nesta segunda e aproveitando o bom tempo e o ar livre, estamos a planear uma caminhada matinal, seguida de um picnic, na mata do Jamor. À tarde, um encontro no espaço do Centro Comunitário de Linda a Velha.

Publicações de interesse para a comunidade decrescentista

- F**K Davos, Love Degrowth! na XR Newsletter

O artigo integra a newsletter de 10 de Fevereiro 2023 do movimento internacional Extinction Rebellion, a qual dedica uma secção ao Decrescimento, para além de cobrir a semana de contestação e de ocupação da mina de lignite/lenhite em Lützerath na Alemanha no mês de Janeiro.

- Postgrowth Intergroup receives prof. Jason Hickel in Dutch Parliament

O artigo reflete a audição inédita com o investigador e autor decrescentista britânico Jason Hickel pelo intergrupo de postgrowth do Parlamento Holandês, organizada pelo projecto Commons Network em colaboração com o Partido Verde (Groenlinks). A iniciativa integra-se num projeto que visa criar um grupo interpartidário dedicado ao tema do pós-crescimento (Postgrowth Intergroup). É possível visionar a audição nesta ligação (início aos 14 min).

- Série de Seminários online sobre Decrescimento

O primeiro teve lugar dia 4 de Abril e está disponível aqui: “Degrowth 101 – A critical introduction to green growth and transformation”, com o Dr Matthias Schmelzer da Universidade de Jena, Alemanha.

- Livros recentes de Serge Latouche sobre Decrescimento

Foi publicado este ano pelas Edições 70/Almedina o livro A Abundância Frugal como Arte de Viver - Felicidade, Gastronomia e Descrescimento. O original em françês é de 2020 (editora Payot & Rivages). A mesma editora publicou em 2019 outro livro dele (Comment réenchanter le monde). Mais recentemente, Latouche publicou um novo livro sobre decrescimento (2022) - é possível aceder a excertos neste link.

Gostou do artigo? Considere subscrever